Apresentação

Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas e Fontes de Pesquisas Bibliográficas e Virtuais ministrada pelo professor José Carlos na UERJ. Grupo: Juliana Paiva, Licéa Braga, Elaine Amarante, Alessandra Dias, Liana Melo, Luciana Moreira.

Resumo dos livros

  O livro traz a história de CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver com todo o prazer e sem respingos de culpa-- as infinitas possibilidades do sexo.


O Sorriso do Lagarto
Em um livro de personagens complexos, o autor aborda temas como a ambição humana, o amor e as ameaças do mundo moderno, numa história cheia de traições e mistérios. João Ubaldo explora na obra um intrincado triângulo amoroso e cria uma alegoria sobre o mal. Ambientado na ilha de Itaparica, mas construído a partir de conflitos urbanos, o romance aborda temas caros ao autor - a dialética entre valores nacionais e estrangeiros, a corrupção, o colonialismo. E, ao tratar de estranhas experiências genéticas que ocorrem na região, provoca um debate entre a ética e a ciência. João Pedroso é um cético biólogo que abandonou tudo para se tornar pescador. Vive na ilha de Itaparica, dividindo seu dia entre o trabalho no mar e as entusiasmadas discussões com o padre Monteirinho, com quem debate questões sobre religião e filosofia, e o doutor Lúcio Nemésio, especialista nos mais diversos campos da ciência. Mas dois acontecimentos mudarão o seu destino. Primeiro, conhece Ana Clara, mulher de Ângelo Marcos, um influente - e corrupto - político local. O que, a princípio, parece apenas um caso de amor passageiro acaba por se transformar em algo mais complicado. Enquanto se deixa envolver por essa bela mulher, João Pedroso acaba, também, mergulhando numa intriga que ameaça o meio ambiente e a própria evolução humana. Aos poucos, verá seus próprios valores questionados, e terá de aprender a não confiar em ninguém.

O Albatroz Azul
  Vida, morte, renovação. Temas universais que são o eixo em torno do qual se desenrola a trama simples deste belo romance. É a história de um homem que, diante da morte, busca o sentido da vida. Um romance magnífico cuja mágica se abre ao leitor desde a primeira página.


Sargento Getúlio
 Ambientado no Nordeste dos anos 50, "Sargento Getúlio" narra a história de Getúlio Santos Bezerra, homem de confiança de um poderoso coronel de Sergipe, que precisa levar um preso político de Paulo Afonso até Aracaju. No meio do trajeto, uma reviravolta política faz com que as ordens se alterem: Getúlio não deve mais prosseguir com a missão.

O Diário do Farol
 Em um relato em primeira pessoa, um padre velho e inescrupuloso decide narrar todas as maldades que já cometeu em sua vida. Auto-exilado em uma ilha, ele pontifica um farol, chamando-o de Lúcifer, e dialoga com o leitor para convencê-lo de que não existem valores como o Bem e o Mal.

Viva o Povo Brasileiro
  Consagrado pela crítica e pelos leitores e considerado um dos mais importantes romances da literatura nacional, o livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. Obra que confirmou definitivamente o lugar de João Ubaldo Ribeiro entre os maiores escritores de língua portuguesa.

Miśeria e Grandeza do Amor de Benetida
Esse romance, narrado com muito humor e suspense, conta a história de um Don Juan, em versão nordestina, casado com a ingênua Benedita, esposa exemplar que perdoa as escapadas do marido. A morte do personagem central é o ponto de partida para a trama.

O Feitiço da Ilha do Pavão
  "O Feitiço da Ilha do Pavão" não é, nem pretende ser, um romace histórico. É uma fantasia em torno da nossa história, que envolve feitiçaria, Inquisição e mistérios.

Setembro Não Tem Sentido
  João Ubaldo  faz críticas aos mais diversos setores da sociedade, aponta a semana da pátria como algo sem sentido, vazia de alternativas, e às vezes, de respeito cívico. Para ele, ela se reduz a uma comemoração no dia 7 de stembro, ao som de tambores barulhentos que, em linhas gerais, não contribui para o entendimento da autenticidade histórica do processo de Independência do Brasil.