1-VIVA O POVO BRASILEIRO: NOVOS E VELHOS ENUNCIADORES: UM ESTUDO DO ROMANCE DE JOÃO UBALDO RIBEIRO
O trabalho de Paula da Silva Machado - UFF, orientada pelo Prof. Dr. Luis Filipe Ribeiro,tem como objeto central a obra Viva o povo brasileiro; de João Ubaldo Ribeiro. Dentre as inúmeras possibilidades de análise; enfoca-se a problematização de conceitos como ‘povo’; ‘Brasil’ e ‘nacionalidade’. Para tanto; questiona esses conceitos a fim de suscitar reflexões e ainda mais questionamentos. Serão também enfocados nesse trabalho, o surgimento de novos sujeitos enunciadores e o diálogo entre este novo e os antigos discursos construídos pelas parcelas mais abastadas da população brasileira; observando como pode haver uma grande variedade de discursos sobre o Brasil e sobre os brasileiros.
2-ESPACIALIDADES CÓSMICAS E HISTERIAS CRONOLÓGICAS: CAMINHOS DE GERAÇÕES E UTOPIAS EM VIVA O POVO BRASILEIRO E CEM ANOS DE SOLIDÃO
Na sua dissertação, orientada pelo Prof. Dr. Eduardo de Faria Coutinho, Sheila de Almeida Machado,estuda a relação entre o discurso literário e a construção de identidades na América Latina. Leia aqui.
3-VIDA E PAIXÃO DE PANDONAR, O CRUEL, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO: UM ESTUDO DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO - 1993
Orientado por Carlos Erivany Fantinati.
Tese Disponível Somente em Versão Impressa na Biblioteca do Campus da Unesp
4-O RESPEITO PELO ORIGINAL
Uma análise da autotradução a partir do caso de João Ubaldo Ribeiro
Nessa tese Maria Alice Gonçalves Antunes sob orientação da Profª Dra. Marcia Amaral Peixoto Martins entra no espaço dos estudos descritivos da tradução e investiga a autotradução a partir do caso de João Ubaldo Ribeiro que traduz suas obras para outras línguas. O estudo é se a autotradução poderia ser vista como uma possibilidade de continuação do processo de escrita original.Ler a tese no site da PUC.
5 - MITOS
Dissertação defendida no Curso de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Espírito Santo por Jorge Solano Garcia de Moraes, Orientado por Alexandre Jairo Marinho Moraes.Jorge Solano busca analisar Viva o povo brasileiro pelo prisma da mitologia e seu objetivo principal nesse trabalho foi trazer à tona as mitologias que subjazem a essas imagens ou ideologias no romance.
Leia aqui.